terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O sol da Tunísia

Nesse dia nos levantamos às quatro da manhã. A jornada começava rumo ao deserto. Um café da manhã reforçado e estrada. Ainda sonolenta, botei meus fones e curti o contraste música brasileira-paisagens desérticas.

O balanço do carro era quase propício ao sono, mas a beleza e o ar frio da madrugada me mantinham acordada.

Rapidamente, como é próprio dos amanheceres, o céu ia mudando de cor. Vários tons de azul iam enchendo a minha janelinha. E eu ia deixando pra trás, junto com pensamentos já esquecidos, os pequenos vilarejos e cidades, as fogueiras diante das casas, a melancolia das primeiras horas do dia.

Com uma rapidez e suavidade quase imperceptíveis, eis que nasce, diante desses olhos que a terra há de comer, o sol. Esplendoroso. Amarelo. Laranja. Gigante.

Nunca havia visto nada igual.

Não é à toa que lhe chamam Astro-Rei.

E foi através do cristal da minha pequena janelinha que fiz essa foto – que não lhe faz justiça, diga-se de passagem.


Mas, tudo bem. A viagem seguiu. E, junto com ela, as boas surpresas.

No dia seguinte, o mesmo ritual. Madrugar. Café. E estrada.

E foi então que o danado resolveu nascer entre as dunas do Saara.

Apesar do vento frio e cortante que dificultava a respiração, eu sorria.

E as lágrimas não eram de tristeza.

Eram de alegria.

2 comentários:

coolk disse...

Oi Eta! tenho lido muito o seu blog. Adoro os seus textos. Jápensou em publicá-los?? Eu estou perto do lançamento do meu disco de bossa nova. Queria ver se entrava em contato com a TV Senado pra divulgar lá tb. Se vc tiver um contato de atalho lá...rsrs
É isso! Feliz ano 2009 com saúde e paz. Espero ver-te o quanto antes também! Besos!!!!!

coolk disse...

maneiríssimo Eta! vou acompanhar este blog também. Eu estou escrevendo um livro sobre as histórias de infâncias dos meus amigos de Muriqui. Pode apostar que vc será citada em algum momento (com pseudônimo, é claro).

Me passa o email da sua amiga. É dificílimo entrar em contato com a TV senado.rsrs

bjs